חג פסח כשר ושמח

A AAPI DESEJA A TOD@S @S SÓCI@S E AMIGO@S UMA FELIZ E SANTA PESSACH.

LA AAPI DESEA A TOD@S L@S SÓCI@S Y AMIG@S UNA FELIZ Y SANTA PESAJ.

L’AAPI DESITJA A TOTS ELS SOCIS I AMICS UNA BONA I SANTA PESAJ.

L’AAPI SOUHAITE À TOUS LES MEMBRES Y AMIS UNE HEUREUSE ET SAINTE PESSACH.

THE AAPI WANTS TO ALL ASSOCIATES AND FRIENDS A HAPPY AND HOLY PESSACH.

AAPI ХОЧЕТ ВСЕХ АССОЦИАТОВ И ДРУЗЕЙ СЧАСТЛИВЫЙ И СВЯЩЕННЫЙ ПECAX.

מאחל לכל החברים חג פסח שמח וכשר AAPI



“Queremos dar a conhecer Israel aos portugueses” – Entrevista do Presidente da AAPI ao Semanário “SOL

SOL

 

In: Semanário “SOL” – Separata “País positivo”, Ed. nº 82, 19 de Junho de 2015, pp. 18/19.

A Associação de Amizade Portugal-Israel (AAPI) passou por uma fase de pouca atividade. Em entrevista, António Caria Mendes, presidente da Associação, explica como está a procurar retomar a atividade e como procura estimular o interesse em Israel. Continue a ler (Continue reading)→

Conferências sobre cultura sefardita na Universidade Lusófona

file-page1«Maimónides» é o tema da conferência que inaugura o ciclo de conferências que decorre este mês na Universidade Lusófona. A conferência inaugural, pelo especialista em estudos judaicos Rabi Eliahu Rosenfeld, terá lugar no dia 30 de Abril, pelas 18.30, na sala S.0.10.

 Rabi Moshe ben Maimon (Maimónides), entre Moshé e Moshé não houve ninguém como Moshé é o título da primeira conferência deste ciclo de conferências, KERENSIA SEFARDI, organizado conjuntamente pela Área de Ciência das Religiões da ULHT, pela Associação de Amizade Portugal-Israel, pela Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa e pela Ordem dos Médicos.

O nome do ciclo de conferências, KERENSIA SEFARDI, utiliza o termo “Kerensia”  que, em ladino, designa sentimento muito complexo e bastante semelhante ao que normalmente se designa por “Saudade.

In: http://cienciadasreligioes.ulusofona.pt/pt/noticias/370-conferencias-sobre-cultura-sefardita-na-universidade-lusofona.html

Pessach 5775 – פסח ה׳תשע״ה

A Associação de Amizade Portugal-Israel deseja a todos @s sóci@s e amig@s

פסח כשר ושמח לכולם

Uma Feliz e “Kasher Pessach”

Pessach

Clique na imagem para ouvir…

 

לשנה הבאה בירושלים

Que no próximo ano nos encontremos em Jerusalém.

A Direcção

 

Esclarecimentos sobre o Decreto-Lei nº 30-A/2015 de 27 de Fevereiro

Car@s Sóci@s e Amig@s

Acerca do preâmbulo do Decreto-Lei nº 30-A/2015 de 27/2/2015, recebemos duas informações im portantes que não quisemos deixar de partilhar convosco para cabal conhecimento da realidade histórica. No entanto, estes esclarecimentos não desmerecem o valor moral, político, social e humano do referido Decreto-Lei que engrandece Portugal.

Continue a ler (Continue reading)→

COMUNICADO SOBRE OS GRAVES INCIDENTES OCORRIDOS EM FRANÇA

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel, profundamente chocada com os bárbaros atentados cometidos nas últimas horas em França, vem, por este meio apresentar as mais sentidas condolências às famílias das vítimas enlutadas e solidarizar-se com todos quantos fazem da sua vida uma luta democrática assente na liberdade individual e colectiva responsável.

Assumindo o Islamismo como uma Religião que, de alguma forma, tem raízes e aspectos comuns ao Judaísmo, ou não fosse Abraão o nosso Patriarca comum, associamo-nos e felicitamos todas as Comunidades Islâmicas cujo ponto de honra é o cumprimento integral da Sura “AL-TĪN”:

5. Sem dúvida, Nós criamos e levantamos o homem na melhor das proporções;

6. Depois, se ele obra com iniquidade, Nós rejeitamo-lo como o mais baixo dos baixos,

7. Excepto os que crêem e praticam boas obras; de modo que sua é uma recompensa sem fim.”

 

Lisboa, 8 de Janeiro de 2015

O Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes

Jantar da AAPI no Hotel Altis em Lisboa

Embaixadora-Rabino

Clique na imagem para ler o discurso

O jantar que marcou o reinício da actividade da AAPI decorreu no Hotel Altis, em Lisboa e, atendendo ao facto de a Associação se encontrar numa fase de relançamento, foi muito concorrida, tendo estado presentes não só a Senhora Embaixadora do Estado de Israel e a Senhora Directora do Departamento dos Assuntos da Europa-Sul do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, mas, também a quase totalidade dos corpos directivos da Comunidade Israelita de Lisboa, os Rabinos Eliezer Shai Di Martino, Eliahu Rosenfeld e Max Yochanan Godet, Deputados e ex-Governantes e cerca de 50 convivas mais. Continue a ler (Continue reading)→

Comunicado da Direcção sobre a eleição do novo Presidente de Israel, Doutor Reuven Rivlin

A Associação de Amizade Portugal-Israel congratula-se com a eleição do novo Presidente de Israel, Doutor Reuven Rivlin e deseja-lhe as maiores felicidades no cargo que irá desempenhar num período tão difícil da história do Estado de Israel. Em simultâneo, saúda o Knesset por esta eleição assim como a sua família pelo tão elevado e exigente cargo que Reuven Rivlin irá assumir.
Desejamos que o novo Presidente eleito permita e estimule o engrandecimento e o brilho de Israel entre as Nações, como exemplo de Democracia, Liberdade e Paz.
מזל טוב
A Direcção