Mensagem de solidariedade para com o Reino Unido enviada pela AAPI, relativa ao atentado de Londres

Excelentíssima Senhora
Embaixadora do Reino Unido
em Portugal

Profundamente chocado com o ignóbil, vil e cobarde atentado ocorrido na noite de ontem em Londres. Eu, pessoalmente, e comigo todos os membros da AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel apresentamos-lhe, para que transmita em nosso nome às vítimas que superaram com vida os ferimentos sofridos no atentado de ontem à noite, às famílias das vítimas mortas neste atentado, a Sua Magestade a Rainha Isabel II e ao seu Governo, bem assim, como a todo o Povo Britânico, o nosso mais sincero apoio e solidariedade, respaldando efectivamente a luta para que actos criminosos como este não voltem a verificar-se.

Às famílias enlutadas, a Sua Magestade a Raínha Isabel II e ao Governo Britânico apresentamos as nossas mais profundas condolências, solidarizando-nos profundamente com a sua dor.

Torna-se, assim, absolutamente necessário unirmos fileiras para que possamos efectivamente lutar contra energúmenos que, partindo não se sabe de onde atacam barbaramente não se sabe como nem quando uma população inocente, pacífica e desprevenida. Toda a nossa vigilância é pouca. No entanto, não nos podemos deixar vencer pelo medo ou pelo desânimo.

Assim sendo, se disto todos tomarmos consciência, a vitória será nossa.

Com os nossos melhores cumprimentosO Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes

Make it clear that Jerusalem IS in Israel and will stay under Israeli control

Shalom,

Israeli officials were shocked by statements coming from President Trump’s team in charge of planning his upcoming trip to Israel.

The drama unfolded when the Israelis related PM Netanyahu’s request to accompany President Trump to the Western Wall.

The US official allegedly gave a harsh response, saying, “No way. Why is this your business?”

The Western Wall, located in the Old City of Jerusalem, is in “disputed territory,” the official reportedly said. “This is not your territory, but rather part of the West Bank.”

A vicious argument reportedly ensued, with Israeli officials asserting that Jerusalem is indeed “territory holy to Israel.”

Our response must be to set the record straight, once and for all…

Show Clear Support for Permanent Israeli Control of Jerusalem Continue a ler (Continue reading)→

A Paz na Interdiversidade para um Pragmatismo Acolhedor

Car@s Sóci@s e Amig@s

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel vai participar no encontro “Paz na Interdiversidade – Para um Pragmatismo Acolhedor” e convida todos que se possam interessar por este problema a comparecer no Forum Lisboa/A Casa da Cidadania, na Avenida de Roma, 14-P, em Lisboa.

Clique na imagem para consultar o programa…

 

Registe-se clicando aqui…

Carta da AAPI a membros do Parlamento da Irlanda sobre o reconhecimento do Estado da Palestina

Car@s Sóci@s e Amig@s,

A nossa Associação enviou cartas aos membros mais influentes do Parlamento da Irlanda (Oireachtas ou Oireachtas Éireann) prevendo o voto favorável à criação de um Estado Palestino e o seu reflexo no mundo judaico na Europa.

Convidamos todos os nossos Sóci@s e Amig@s a tomar conhecimento do conteúdo das cartas assim como o nome e cargo político dos seus destinatários clicando na foto do Parlamento. As cartas foram enviadas por correio electrónico e normal. Esta actuação foi coordenada pela EAI, European Alliance for Israel.

O Parlamento Irlandês. Clique na imagem para ler…

A AAPI está presente em Elvas na recuperação de um edifício destinado à memória dos Judeus de Elvas

Car@s Sóci@s e Amig@s,

A AAPI tem a honra de colaborar com o Município de Elvas na criação de um espaço arquitectónico destinado a honrar a memória dos judeus e das comunidades judaicas que viveram em Elvas e na sua região. O edifício aqui designado como Sinagoga não está provado que o tenha sido. Porém, insere-se no espaço urbano de uma das judiarias de Elvas.

Sem lhe retirar qualquer valor patrimonial ou artístico, julgamos que até prova absoluta que este espaço foi uma das Sinagogas medievais de Elvas, será mais correcto designá-lo como a CASA DOS JUDEUS DE ELVAS, contribuindo, desta forma como um bom exemplo de uma honestidade assumida, contrariamente ao que, desde há anos para cá, tem sido a desinformação ou a informação errónea sobre a maioria dos edifícios que, em Portugal, têm sido chamados de Sinagogas.

CASA DOS JUDEUS DE ELVAS, ao assumir a dúvida permite e até incita ao estudo cada vez mais aprofundado da sua história como imóvel, bem como das comunidades judias e dos judeus da região de Elvas. Julgamos, portanto, ser este, o caminho a seguir em todos os outros edifícios que se encontrem em semelhante situação.

Desta forma, os judeus e as comunidades judias de Elvas sobressaem pois a sua memória consolida-se numa atitude ética e histórica absolutamente honesta e correcta, livre de todos e quaisquer artifícios.

Estamos certos que a médio prazo, o magnífico exemplo elvense será segundado por outros espaços urbanos onde se estabeleceram judiarias.

Ao Município de Elvas, nomeadamente ao seu Presidente, doutor Nuno Mocinha, a AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel, agradece o seu empenho na revelação da história judaica da sua região e na abertura que demonstra perante os problemas que para os judeus são tão sensíveis.

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel deseja ainda ao Presidente do Município, assim como a todos os munícipes, as maiores felicidades e os maiores êxitos, a maior alegria, entusiasmo e força para tornar uma cidade tão bela, característica e com uma população tão generosa e nobre, como é Elvas, numa luz brilhante que possa servir de exemplo de qualidade de vida para o mundo.

A AAPI continuará a dar, com muito orgulho no apoio que desta forma presta ao mundo judaico, todo o suporte que, neste âmbito, Elvas ou outro qualquer Município nos solicitar ou continuar a requerer.

Lisboa, 16 de Janeiro de 2017

O PresidenteAntónio José Aguiló y Fuster Caria Mendes

Falecimento de Arnold Diesendruck Z”L

A AAPI participa a tod@s @s Sóci@s e Amig@s o falecimento do pai do nosso querido Amigo Joe Diesendruck,

Arnold Diesendruck Z”L

O funeral ocorrerá no Domingo, 15/Jan às 11:30h, no Butantâ, São Paulo, Brasil: Sector R, Quadra 411 – Sepult. 28

As rezas terão lugar na Sociedade Bnei Akiva da Rua Tatuí, 128, São Paulo, Brasil, pontualmente:

Domingo 15/Jan – às 18:30 h
2a. a 5a. – às 7:30 h e às 19:00 h
6a. feira – às 7:30 h
Domingo 22/Jan – às 9;00 h

À família enlutada, a AAPI deseja as mais sinceras condolências e que a memória de Arnold Diesendruck Z”L, filho Menahem Mendel DiesendruckZ”L, ilustre Rabino da Comunidade Israelita de Lisboa, viva, por muitos anos entre nós.

A Direcção

La grave irresponsabilidad del Gobierno Rajoy en la ONU y su traición a nuestro aliado Israel

COMUNICADO DE ACOM

España votó en el Consejo de Seguridad de la ONU el viernes la condena a Israel por mantener pueblos y comunidades judías en lo que esa declaración denomina territorios ocupados. Nuestro gobierno nos vuelve a avergonzar profundamente, por su falta de criterio, por su seguidismo servil y bobalicón, y por la hostilidad cobarde contra nuestro amigo y aliado, Israel, la única democracia de todo Oriente Medio. Estos son algunos detalles: 

Continue a ler (Continue reading)→

Carta enviada ao Senhor Cardeal Patriarca de LIsboa em prol de uma justiça religiosa, moral, histórica e humana

A Direcção da AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel, perante a pretensão da UNESCO de anular a ligação entre o povo Judeu e o Monte do Templo, enviou o seguinte e-mail ao Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa.

novo-2

Eminência Reverendíssima
Cardeal Patriarca de Lisboa
Senhor Dom Manuel Clemente,

Eminência

Há já muito tempo que a Europa tem estado alheada do problema de Israel.
Seguindo uma política oportunista de acordo com o que lhe lhes parece ser mais conveniente momentaneamente, os países europeus cada vez mais tentam ignorar as dificuldades da vida quotidiana em Israel.
A Europa foge da História, da Sociologia, da Religião, não por uma questão de Liberdade e Ateísmo, mas, por um medo atávico de “ficar mal na fotografia” do que julga ser a modernidade.
O compromisso de ontem, não é valido hoje e o conceito de liberdade depende de tudo excepto da capacidade intelectual, moral e voluntária de alguns (poucos) políticos mas de (muitos) bancários e jornalistas. Continue a ler (Continue reading)→

Carta dirigida ao Senhor Presidente da República em prol da Democracia, da Liberdade e da Fraternidade na ONU

A Direcção da AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel, perante a pretensão da UNESCO de anular a ligação entre o povo Judeu e o Monte do Templo, enviou o seguinte e-mail ao Senhor Presidente da República Portuguesa. Já anteriormente a AAPI tinha manifestado o seu repúdio por tal situação. Ao Senhor Primeiro Ministro, ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e aos Senhores Deputados do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel foram enviados e-mails de teor semelhante.

novo-1

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Portuguesa,

Excelência,

Há já muito tempo que a Europa tem estado alheada do problema de Israel.

Seguindo uma política oportunista de acordo com o que lhe lhes parece ser mais conveniente momentaneamente, os países europeus cada vez mais tentam ignorar as dificuldades da vida quotidiana em Israel.
Continue a ler (Continue reading)→

Carta de felicitações enviada pela AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel ao Engº António Guterres

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel enviou ao Engº António Guterres um e-mail de felicitações pela sua escolha como Secretário-Geral da ONU:

guterres

Excelentíssimo Senhor
Engº António Guterres

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel vem, por este meio regozijar-se e felicitá-lo pela sua escolha como Secretário-Geral da ONU.

É uma vitória pessoal, como exemplo de capacidade de diálogo e estabelecimento de relações de Paz em momentos de grande tensão entre posições antagónicas, mas, também um exemplo de tenacidade e resiliência da sua parte. No entanto, a sua vitória engrandece e enobrece também Portugal. Através de si, Portugal ultrapassou um complexo de culpa que nos amesquinha e corrói.

Bem haja o seu esforço e empenho. Bem haja pela sua capacidade de estabelecer relações de Paz entre os homens.

Mais uma vez os nossos mais sinceros parabéns. Desejamos-lhe os maiores êxitos e felicidades, tanto na sua vida privada, como no seu exigente cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas, que, também com a sua eleição, saíram engrandecidas aos olhos do mundo.

Conte sempre connosco para tudo o que de nós necessitar.

Com os nossos mais efusivos e gratos cumprimentos

O Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes

20151005-aapi-timbre

Condolências pelo falecimento de Shimon Peres

À Associação de Amizade Portugal Israel, o Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos apresenta pesarosas condolências.

Cumprimentos

nhmom

Maria do Sameiro Barroso

Direcção do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos
Avenida Almirante Gago Coutinho, 151, 1749-084 Lisboa

Carta enviada pela AAPI pelo falecimento de Shimon Peres

Car@s Sóci@s e Amig@s

Israel e o mundo estão mais pobres. Faleceu, no hospital em Tel Aviv, aos 93 anos, na sequência de um AVC, o Prémio Nobel da Paz Shimon Peres Z”L.

simonperes

Simon Peres foi um lutador incansável pelo Estado de Israel e pelo seu povo. Tal como afirma o Presidente Obama na sua mensagem de condolências, “Shimon Peres foi a essência de Israel – a coragem de Israel na sua luta pela Independência, o optimismo que partilhava com a sua mulher Sónia por fazer o deserto florescer, e a preserverança que o levaram a servir a sua Nação em todos os cargos governativos que ocupou desde o nascimento de Israel”.

Shimon Peres foi o último dos fundadores de Israel vivo, tendo começado a lutar incansavelmente pela criação do Estado, muito antes da sua fundação em 1948. Aos 24 anos, Ben Gurion nomeou-o Chefe da Marinha Israelita. Com 29 anos foi nomeado Director-Geral do Ministério da Defesa Israelita.

Shimon Peres foi o mentor dos acordos de Paz de Israel com o Egipto e a Jordânia que se mantêm vigentes. Foi Primeiro Ministro de Israel entre 1984/86 e 1995/1996, e Presidente do Estado de Israel entre 2007 e 2014. Foi Prémio Nobel da Paz em 1994.

Foi agraciado com: “Honorary Knights Commander of the Order of the British Empire”, “Honorary Knights Grand Cross of the Order of St Michael and St George”, “Légion d’Honneur”, “Presidential Medal of Freedom” e a “Congressional Gold Medal”, entre outras distrinções.

Em 2015, numa entrevista realizada por uma televisão em Tel Aviv, Shimon Peres afirmou que: “Apenas se arrependia de uma coisa, ter pensado sempre pequeno…”.

A todo o povo judeu, a todo Israel, ao Governo de Israel, ao Knesset, às Forças Armadas de Israel e, finalmente à família enlutada por tão grande perda, a AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel apresenta as suas maís sinceras condolências, segura de que Shimon Peres será sempre um exemplo de verticalidade e símbolo do Estado de Israel.

Com os nosso mais profundo pesar

O Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes
(יהונתן בן אברהם – Yonatan ben Avraham)

20151005-AAPI-Timbre

E-mail enviado pela AAPI ao Embaixador de França em Portugal.

maxresdefault

La liberté guidant le peuple, pintura de Eugène Delacroix.

Excelentíssimo Senhor

Embaixador de França em

Portugal

A AAPI – Associação de Amizade-Portugal-Israel profundamente chocada com o atentado terrorista perpetrado ontem em Nice, condena-o veementemente, conhecedora como é da mágoa que tais actos reveladores da bestialidade de alguns seres que, pelas suas atitudes se tornam inqualificáveis e inomináveis, provocam em populações civis inocentes, e expressa através de Vossa Excelência o seu mais profundo apoio e solidariedade para com as vítimas, as suas famílias e para com todo o povo francês.

Novamente, o terrorismo escondido atrás da capa do islamismo atacou em França, bárbara e covardemente, tal como acontece quase diariamente em Israel, civis inocentes, entre os quais crianças, foram mortos e feridos, por terroristas utilizando as mais inesperadas formas de agressão.

Assim, Senhor Embaixador, rogamos-lhe que transmita os nossos votos quer de pesar, quer de solidariedade a todas as vítimas do ignóbil atentado, às suas famílias, ao seu Governo e a toda a França.

Com os nossos melhores cumprimentos

O Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes

Carta da AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel à Federação Portuguesa de Futebol

ng7283307

A Alameda “vestiu-se” de vermelho e verde – foto EPA/ANTONIO COTRIM

 

Excelentíssimo Senhor
Presidente da
Federação Portuguesa de Futebol,

Perante o extraordinário desempenho da Selecção Portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol, que resultou na conquista da respectiva Taça em situação extremamente difícil, contra uma França constituída por uma equipa poderosa que jogava em casa, no mais notável dos estádios franceses, na presença do seu Presidente da República e do seu Primeiro Ministro, a AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel saúda com muita alegria e orgulho, os jogadores, os treinadores, toda a equipa técnica da Selecção e a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, nomeadamente o seu Presidente, pelo resultado obtido.
Bem haja pelo exemplo de esforço, determinação, capacidade de luta e coragem por todos demonstrada.

Com os nossos melhores cumprimentos

O Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes

 

palaciobelem-1

O Palácio de Belém. Clique na imagem para ver…

 

11404794

Praça do Marquês de Pombal. Clique na imagem para ver…

Felicitação a Portugal e às Comunidades

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel saúda todas as comunidades portuguesas na diáspora, bem como todos os portugueses onde se encontrem no Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades, augurando um futuro de maior aproximação entre Portugal e Israel.

Liga de Amizade Israel-Portugal – ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – Convite

Convite

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 CONVITE

Nos termos dos estatutos são convocados os membros da Liga de Amizade Israel-Portugal (a.r.) e os amigos de Portugal em Israel para a Assembleia Geral anual, que terá lugar no dia 24 de Maio de 2016, às 15:30 horas, na sala de reuniões da Embaixada de Portugal , na R. Daniel Frish, 3 em Tel Aviv.

Continue a ler (Continue reading)→

CONVITE

Convite A mansão dos hibiscosVai ser lançado, no próximo dia 7 de Maio, pelas 16 horas, na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos (Av. Almirante Gago Coutinho, 151, em LISBOA), o livro intitulado A mansão dos hibíscos da autoria da Doutora Maria do Sameiro Barroso, nossa interlocutora junto do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos.

Continue a ler (Continue reading)→

A Srª Dª Emília Bekerman Ettner faltou-nos…

cropped-20140803-Logotipo-3-1.jpg

Caríssim@s Sóci@s e Amig@s,

Cumpre-nos informar com imenso pesar o falecimento da

 

Srª Dª EMILIA BEKERMAN ETTNER  Z’L

 

ocorrido na manhã de hoje, dia 19 de Abril de 2016 (11 de Nissan 5776).

O funeral ocorrerá amanhã, 4ª feira, 20 de Abril de 2016 (12 de Nissan 5776) às 14 horas no Cemitério Israelita, à Rua Afonso III, 44, em Lisboa.

À família da Srª Dª Emília Bekerman Ettner, assim como à Comunidade Israelita de Lisboa, reafirmamos as nossas mais sinceras condolências neste momento de profunda tristeza.

 

A Direcção

Falecimento de Isabel Roffe Levy Israel Z”L

É com profundo pesar que a AAPI comunica a tod@s @s Sóci@s e Amig@s o falecimento da

SRª. Dª ISABEL ROFFE LEVY ISRAEL Z´L

Faleceu ontem, dia 2/4/16 – 23 de Adar II 5776.

O funeral será realizado hoje, dia 3/4/2016 – 24 de Adar II 5776 às 12h30 horas, no Cemitério Israelita de Lisboa, na Rua Afonso III, 44.

As nossas sinceras condolências a toda a família enlutada.

A Direcção

A AAPI esteve presente num encontro sobre o Multiculturalismo no Azerbaijão

A AAPI esteve representada no Azerbaijão num encontro sobre Multiculturalismo. Contactámos com os Judeus da Montanha (Guba) e as comunidades Ashkenazy e Chabad de Baku, assim como com outras entidades religiosas, nomeadamente com a comunidade islâmica de Baku…

12662522_1068485983215664_6863798410927435311_n

Em Guba com o Presidente da Comunidade Judia da Montanha.

Comun.Muçulm.Baku.jpg

Em Baku, com o Presidente da Comunidade Islâmica.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

A Direcção da AAPI, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, endereçou à Senhora Embaixadora do Estado de Israel, Doutora Tzipora Rimon a seguinte mensagem:

TziporzRimon

Doutora Tzipora Rimon. Clique na imagem para ler…

 

Através dessa mensagem e, considerando para este efeito a Doutora Tzipora Rimon como a melhor representante de todas as mulheres do mundo, divulgámos a seguinte missiva:

20140813-AAPI-Carta_Timbrada_S_cias_

 

 

 

Petição referente aos aspectos pedagógicos e educativos resultantes da leitura de “Mein Kampf”

logo2ejcc1-e1426675052127

Uma grande amiga advogada, Diane Luquisier, do European Jewish Community Center, com sede em Bruxelas, pediu-me que divulgasse a seguinte Petição, solicitando a todos quantos estivessem de acordo com ela a assinassem:

PETITION

Pour un avertissement pédagogique et éducatif  MINIMUM aux lecteurs de « Mein Kampf »

Objet :

  1. Demande de soutien à l’initiative de l’association Hate Prevention Initiative « HPI » concernant un avertissement MINIMUM aux lecteurs de « MEIN KAMPF »

  2. A votre agenda – Invitation événement le 28  janvier 2016 (voir fin de document)

Continue a ler (Continue reading)→

Carta de condolências da Direcção da AAPI ao Embaixador da França em Portugal

Excelentíssimo Senhor

Embaixador de França em Portugal

Neste momento tremendo em que a França foi abalada por  atentados de extrema violência praticados por grupos de criminosos em nome de uma religião, a AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel, profunda conhecedora da dor e da mágoa causadas por atentados terroristas contra inocentes, está profundamente chocada com os actos de barbárie ocorridos em Paris que causaram, até agora, 129 mortos e centenas de feridos.

À França, ao seu Governo, a todo o povo francês e, nomeadamente, às famílias enlutadas bem como às que de uma forma ou outra sofreram com esta acto inominável e soez, a AAPI apresenta as suas mais sinceras condolências assim como toda a sua solidariedade e o desejo de rápidas melhoras para todas as demais vítimas.

A AAPI não pode, portanto, deixar de se solidarizar com o povo francês e com o seu Governo pela energia e determinação demonstradas na assunção do combate ao terrorismo de qualquer orígem.

Peço-lhe, Senhor Embaixador, que transmita os nossos pêsames ao seu Governo assim como às famílias enlutadas e a todos os demais a nossa profunda compreensão, respeito, afecto bem como o desejo de uma França renascida onde se engrandeçam os conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Com o maior empenho e entusiasmo desejamos-lhe a si, ao Governo Francês, às vítimas do atentado bem como às suas famílias e a todos os franceses o nosso mais sincero

שלום (Shalom)

O Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes

Falecimento de uma figura notável e de um grande amigo

A Associação de Amizade Portugal-Israel

lamenta informar os seus sócios e amigos do falecimento,

ontem de manhã, dia 11 de Outubro de 2014 (16 Tishrei 5775),

do seu sócio e grande amigo:

 

 MAJOR-GENERAL DR. HENRIQUE PEDRO SINGER Z´L

 O funeral decorreu hoje, no Cemitério Israelita de Lisboa.

 

A Associação de Amizade Portugal-Israel apresenta as suas mais sinceras condolências a todo a família