Sinagoga Shaavei Tikvá – Nomeação dos “Parnassim” 2017

Interior da Sinagpga Shaarei Tikvaá em Lisboa

A Direcção da Associação de Amizade Portugal-Israel congratula-se  com a nomeação dos “Parnassim ” para a Sinagoga Shaarei Tikvá para o ano de 2017 desejando~lhe as maiores felicidades na sua vida e “חזק וברוך” a todos os novos Parnassim:

José Obadia

Samuel Tuati

Bernard Weil

Vasco Becker-Weinberg

 

O Presidente

Antonio José Aguiló y Fuster Caria Mendes

 

O “Moré” Júlio Engelstein vai deixar-nos e fazer “aliyah” para Israel

13501800_1177036042346446_8835253119134424912_n

O “Moré” Júlio Engelstein. Foto: Comunidade Israelita de Lisboa

O “Moré” Júlio Engelstein, depois de anos de ensino de hebraico e judaísmo a crianças, jovens e adultos na Comunidade Israelita de Lisboa, vai deixar-nos para assumir um novo lugar em Israel. Deixará, certamente, muitas saudades entre nós, dada a sua personalidade alegre, afável e inteligente como trata quem com ele priva.

Os seus alunos jamais o esquecerão.

Ao “Moré” Júlio Engelstein, a AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel deseja as maiores felicidades na sua nova vida, espera poder contar sempre com a sua amizade e simpatia e deseja voltar a vê-lo em Portugal, quanto mais não seja como turista.

Do “Moré” Júlio Engelstein despedimo-nos com um forte abraço de amizade.

A nova Direcção da Comunidade Israelita de Lisboa

Eleitos-1

A nova Direcção da CIL

A Direcção recém eleita da Comunidade Israelita de Lisboa tomou posse no passado dia 12 de Julho, na Sinagoga Shaaré Tikvá, numa cerimónia que contou com a presença da Excelentíssima Embaixadora de Israel, Drª Tzipora Rimon.

À nova Direcção, a AAPI deseja as maiores felicidades e os maiores sucessos, promovendo e promovendo-se na dinâmica dos seus Associados, elevando o nome da Comunidade na sociedade portuguesa e estrangeira, enaltecendo o prestígio de Israel e do seu povo e reunindo os seus membros, cada vez com maior entusiamo e dedicação, em torno da Torah.

Continue a ler (Continue reading)→

A Comunidade Israelita de Lisboa elegeu nova Direcção

15227

Gabriel Steinhardt. Clique na imagem para ler…

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel felicita o novo Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Gabriel Steinhardt desejando-lhe as maiores felicidades no desempenho do seu cargo.A AAPI sauda através de Gabriel Steinhardt toda a nova Direcção da CIL, nomeadamente, ao nosso Sócio e Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Ayash.
A todos um abraço e o desejo de muitas felicidades…

Inácio Steinhardt – SEDER DE PESSAH EM SANTA APOLÓNIA

resized_129.Tradewinds C-3

O “Tradewinds” em 1947

 

Lisboa, 4 de Abril de 1947.

Que aconteceu em Lisboa nesta data? Poucos estarão lembrados. Nas efemérides, apenas o início de um movimento grevista no sector naval, e poucos dias depois uma tentativa de golpe de estado, chefiada pelo almirante Mendes Cabeçadas. Os cidadãos envolvidos acabariam na prisão do Tarrafal.

Continue a ler (Continue reading)→

Falecimento da Srª Dª Raquel Bitton Z”L

cropped-20140803-Logotipo-3-1.jpgÉ com muito pesar que tomámos conhecimento do falecimento da Srª Dª Raquel Bitton Z”L.

O funeral será realizado neste Domingo, dia 6/3/2016 – 26 de Adar I 5776 às 13 horas no Cemitério Israelita, à Rua Afonso III, 44, em Lisboa. À família enlutada apresentamos as nossas mais sinceras condolências.

  

A Direcção

 

CONFERÊNCIA E APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA AUTORIA DE MIRIAM ASSOR

In: http://www.cm-cascais.pt/evento/conferencia-e-apresentacao-do-livro-da-autoria-de-miriam-assor

espaco_memoria_do_exilios

Jan 27 Qua – 19h00 – Gratuito
Espaço Memória dos ExíliosAv. Marginal, 7152-A
Estoril

Para assinalar o dia 27 de janeiro – Dia da Memória das Vítimas do Holocausto  – irá realizar-se uma conferência com a jornalista Miriam Assor sobre duas figuras biografadas no seu livro “Judeus Ilustres de Portugal”: Samuel Sequerra e Joel Sequerra. Estes irmãos, gémeos, nascidos em Faro, em 1919, durante a Segunda Guerra Mundial sediaram-se em Barcelona e tiveram um papel relevante e crucial no salvamento de pessoas que fugiam do terror nazi.

Continue a ler (Continue reading)→

Cerimónia de homenagem a Yitzhak Rabin na Comunidade Israelita de Lisboa

12191543_1031997433516975_9066930504617953943_n

A Embaixadora de Israel, Doutora Tsipora Rimon.

Ontem, dia 5 de Novembro, na Biblioteca da Sinagoga de Lisboa, teve lugar a cerimónia de homenagem a Yitzhak Rabin. Para lembrar o homem e o politico, passados 20 do seu as­sassinato, estiveram presentes os Secretários de Estado Mónica Ferro e Pedro Ramos, mem­bros do Parlamento e da Comunidade Judaica e representantes do MNE da Embaixada. A iniciativa contou ainda com a apresentação de um vídeo sobre a sua vida.

Fonte: Da Terra do Leite e do Mel – Newsletter da Embaixada de Israel em Lisboa – Nº 319 – 6 de Novembro de 2015

 

Daniel ben Itzjak, Rabino estudioso da Cabalah vai estar na CIL

Buscate-un-maestro-aunque-sepa_54085537771_600_226

O Rabino Daniel ben Itzjak

Vai estar em Lisboa, na Comunidade Israelita de Lisboa, entre os dias 25 e 29 de Outubro a fim de conhecer esta Comunidade, o Rabino Daniel ben Itzjak, Director do Centro de Estudos Judaicos Keter Maljut de Barcelona.

De forma a dar a conhecer um pouco da sua personalidade, anexamos a esta notícia uma entrevista dada pelo Rabino ao jornal “La Vanguardia” de Barcelona, em 11 de Dezembro de 2010:


(Ver: http://www.lavanguardia.com/lacontra/20101211/54085537771/buscate-un-maestro-aunque-sepa-menos-que-tu.html#ixzz3odjLyvDq ):

“Búscate un maestro, aunque sepa menos que tú”

Rabino, ¿por qué lleva la barba tan larga?

¡Parece usted mi mujer!

Continue a ler (Continue reading)→

Sala Isabel Levy: Unidade de Cuidados Paliativos de Poverello inaugura sala pioneira no país

In: http://bragatv.pt/init/default/artigo/4164

Imagem 007

 

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) inaugurou este domingo, dia 21 de Junho, a Sala Isabel Levy, na Unidade de Cuidados Paliativos de Poverello, no Montariol. Esta sala tem como objetivo disponibilizar aos familiares de utentes paliativos, todo o apoio psicológico e logístico durante o período de internamento.

Continue a ler (Continue reading)→

A Professora Doutora Maria de Lourdes Levy deixou-nos…

Maria de Lourdes Levy.

Morreu a matriarca da pediatria portuguesa.

PEDRO CORDEIRO

In: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-06-29-Maria-de-Lourdes-Levy.-Morreu-a-matriarca-da-pediatria-portuguesa

Segunda mulher a doutorar-se em Medicina em Portugal, tinha 93 anos e dedicou a vida às crianças. Foi múltiplas vezes premiada e envolveu-se em inúmeras organizações ligadas à saúde dos mais novos.

A pediatra Maria de Lourdes Levy (1921-2015) D.R.

Morreu no sábado, em Lisboa, a pediatra Maria de Lourdes Levy, antiga diretora do serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria e referência na medicina portuguesa. Nascida há 93 anos em São Tomé e Príncipe, Maria de Lourdes Levy veio para Lisboa com 14 meses de idade. O local de nascimento deveu-se ao facto de o pai, também médico, estar no arquipélago de passagem para Luanda. Grande defensora da humanização dos cuidados hospitalares, foi a segunda mulher doutorada em medicina em Portugal, em 1958 depois de Cesina Bermudes.

Continue a ler (Continue reading)→

A CIL vai promover amanhã, Shabat, 28 de Junho uma homenagem de despedida ao Rabino Eliezer Shai Di Martino

Rabi_Shai

O Rabino Shai Di Martino na Sinagoga Shaarei Tikvah, Lisboa. (Foto Correio da Manhã)

A CIL vai promover amanhã, Shabat, 28 de Junho uma homenagem de despedida ao Rabino Eliezer Shai Di Martino e à sua família.

A AAPI estará presente nesta homenagem e apresentará ao Rabino Shai os cumprimentos de despedida, desejando-lhe, bem como à sua família, as maiores felicidades na nova vida que vão agora iniciar.

Carta de despedida do Rabino Shai Di Martino

O Rabino Shai Di Martino na Sinagoga Shaarei Tikvah, em Lisboa (Foto: Correio da Manhã, 2012)

Car@s sóci@s e amig@s

Embora a nossa Associação não tenha carácter religioso, a verdade é que a despedida de um Rabino que durante muitos anos serviu a Comunidade Israelita de Lisboa e, por extensão acabou por ser frequentemente o porta-voz e o rosto do judaísmo em Portugal, não nos pode deixar indiferentes. A inteligência a simplicidade, a acuidade das suas palavras, a sua generosodade e a sua abertura de espírito marcaram profundamente todos quantos com ele privaram. Continue a ler (Continue reading)→