Da Terra do Leite e do Mel à Nação da Inovação – Newsletter da Embaixada de Israel em Portugal – Nº 377 – 23 de Dezembro de 2016

8 formas especiais de celebrar Hanuká

 

Hanuká é uma época de celebração especial e há muitas maneiras de se divertir em Israel durante o Festival das Luzes que, este ano, começa na noite de 24 de Dezembro. Desde ver os candelabros com velas em Jerusalém, a visitas guiadas pelos bairros religiosos de Geula, Nachlaot ou Mea Shearim para ver as lamparinas de óleo acesas à noite, a concursos de dreidel (pião), a muitos outros eventos culturais abertos ao público. Saiba mais…


Israel ajuda os feridos de Alepo

 

O PM Benjamin Netanyahu instruiu o seu gov­erno a encontrar formas de expandir as­sistência médica aos Sírios feridos na guerra civil, especialmente os da cidade cercada de Alepo. “Estamos preparados para acolher mulheres e crianças feridas, e também homens – se não forem combatentes – trazê-los para Israel e cuidar deles nos nossos hospitais, como temos feito com milhares de civis sírios”. Saiba mais…


Descoberta ajuda a decifrar história da Judeia

 

Uma equipa de arqueólogos fez uma surpreendente descoberta no fundo do mar, num local histórico identificado como Tel Dor, a sul da cidade de Haifa. Trata-se de uma pedra que ajuda a perceber a histó­ria da Judeia na era bíblica. Datada do Século II d.C., tem gravada o nome do governador romano da Judeia, Gargilius Antiques, no período em que se deu a chamada “revolta de Bar Kokhba”, um dos grandes momentos da história judaica. Saiba mais…


Postal de Israel: Natal em Nazaré

 

Com uma história de cerca de 2000 anos, Nazaré é rica em tradição e arquitectura. É uma linda cidade para visitar em qualquer época do ano, mas no Natal há uma at­mosfera especial. Nela habita a maior comun­idade árabe-cristã do país e muitos acreditam que Jesus passou aí a sua infância. A Praça da Fonte de Maria é um lugar obrigatório a visitar no dia 24 de Dezembro. Veja o vídeo…