Da Terra do Leite e do Mel à Nação da Inovação – Newsletter da Embaixada de Israel em Portugal – Nº 378 – 30 de Dezembro de 2016

Hanuká em Cascais

A comunidade judaica juntou-se esta quarta-feira, 28 de Dezembro, em Cas­cais, para celebrar o Hanuká. Esta fes­tividade das luzes “é uma festa de liberdade e esperança que se realiza em Cascais”, realçou a embaixadora de Israel em Portugal, Tzipora Rimon. Até 1 de Janeiro, ao final da tarde, é acesa uma vela na Baía de Cascais e também em Lisboa no topo do Parque Eduardo VII. Veja aqui o vídeo da celebração.


Como Israel inspirou o mundo em 2016

Israel ocupa o 150º lugar na escala de países de menor tamanho, com apenas cerca de 28.000 quilómetros quadrados e uma população abaixo de 8.6 milhões. Contudo, as suas realizações ao longo de 68 anos de Estado moderno fazem com que o seu tamanho pouco importe. Israel é reconhecido mun­dialmente em muitos campos, incluindo o da água e tecnologia agrícola, alta tecnologia, dispositivos mé­dicos e ajuda humanitária. Aqui pode ver algumas invenções que tiveram um impacto notável em 2016.


Telhados em Tel Aviv usados para produção de alimentos

O que torna estes vegetais realmente especiais é crescerem no telhado do centro comercial Dizengoff. Como parte de um projeto chamado “Green in the City”, compreende duas estufas comerciais, totalizando 750 metros quadrados de espaço de cultivo, bem como uma área ed­ucacional onde os cidadãos podem aprender técnicas de cultivo e ter aulas de culinária. Aqui também se vendem unidades de hidro­ponia para uso doméstico. Saiba mais…


Há algo mais doce do que a coexistência?

Existe algo mais doce do que a coexistência? Conheça Alla e Adam, os co-fundadores da popular cadeia de gelados israelitas Buza. O que os uniu foi o seu amor em fazerem deli­ciosas sobremesas e o seu desejo de enviarem uma mensagem positiva de parceria entre muçulmanos e judeus. Um sabor de gelado que não pode deixar de provar? Canela-pêra com um toque de vinho tinto! Veja o vídeo…