Da Terra do Leite e do Mel à Nação da Inovação – Newsletter da Embaixada de Israel em Portugal – Nº 379 – 6 de Janeiro de 2017

Israel na UN Women

Israel foi eleito para servir um período de 3 anos na Comissão Executiva da agência UN Women. A nomeação de Israel para esta comissão executiva representa uma opor­tunidade para aprofundar a cooperação en­tre Israel e a organizção UN Women, espe­cialmente em termos de acções de sensibil­ização para os países em desenvolvimento em diversas áreas que incluem a capaci­tação das mulheres e a formação profission­al para mulheres líderes.


Aparelho diagnostica 17 doenças

Num novo estudo, os cientistas descrevem co­mo a inteligência artificial pode detectar a “impressão respiratória” de uma pessoa e tra­balhar para identificar doenças antes que elas se tornem mortais. Um dispositivo de diagnósti­co revolucionário que requer nada mais do que a respiração de uma pessoa pode, em breve, significar o fim de injecções e testes mais inva­sivos para detectar algumas das doenças mais graves do mundo. Saiba mais…


Uma Vinha-Oásis no Deserto do Negev

Ao abrir uma garrafa de um destes vinhos das adegas do deserto de Israel vai saborear e sentir algo realmente especial. A brisa do deserto… o sol quente durante o dia e as noites frias. As adegas israelitas no coração do deserto estão a definir um novo tipo de vinho da região – e com ele uma experiência como nenhuma outra. Veja o vídeo…


Gravuras encontradas na Judeia

Uma descoberta rara e intrigante foi revelada no fim de semana passado por visitantes que exploravam uma cisterna de água na área de Shfelá, na Judeia: nas paredes da cisterna, em rocha de pedra de giz, foram gravadas gravuras antigas de uma menorá (candelabro de sete braços) e uma cruz. Gravada na parede da caverna tem uma base com três pés e re­trata a menorá que ficava no Segungo Templo de Je­rusalém (530 AC a 70 DC). Veja o vídeo…