A AAPI está presente em Elvas na recuperação de um edifício destinado à memória dos Judeus de Elvas

Car@s Sóci@s e Amig@s,

A AAPI tem a honra de colaborar com o Município de Elvas na criação de um espaço arquitectónico destinado a honrar a memória dos judeus e das comunidades judaicas que viveram em Elvas e na sua região. O edifício aqui designado como Sinagoga não está provado que o tenha sido. Porém, insere-se no espaço urbano de uma das judiarias de Elvas.

Sem lhe retirar qualquer valor patrimonial ou artístico, julgamos que até prova absoluta que este espaço foi uma das Sinagogas medievais de Elvas, será mais correcto designá-lo como a CASA DOS JUDEUS DE ELVAS, contribuindo, desta forma como um bom exemplo de uma honestidade assumida, contrariamente ao que, desde há anos para cá, tem sido a desinformação ou a informação errónea sobre a maioria dos edifícios que, em Portugal, têm sido chamados de Sinagogas.

CASA DOS JUDEUS DE ELVAS, ao assumir a dúvida permite e até incita ao estudo cada vez mais aprofundado da sua história como imóvel, bem como das comunidades judias e dos judeus da região de Elvas. Julgamos, portanto, ser este, o caminho a seguir em todos os outros edifícios que se encontrem em semelhante situação.

Desta forma, os judeus e as comunidades judias de Elvas sobressaem pois a sua memória consolida-se numa atitude ética e histórica absolutamente honesta e correcta, livre de todos e quaisquer artifícios.

Estamos certos que a médio prazo, o magnífico exemplo elvense será segundado por outros espaços urbanos onde se estabeleceram judiarias.

Ao Município de Elvas, nomeadamente ao seu Presidente, doutor Nuno Mocinha, a AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel, agradece o seu empenho na revelação da história judaica da sua região e na abertura que demonstra perante os problemas que para os judeus são tão sensíveis.

A AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel deseja ainda ao Presidente do Município, assim como a todos os munícipes, as maiores felicidades e os maiores êxitos, a maior alegria, entusiasmo e força para tornar uma cidade tão bela, característica e com uma população tão generosa e nobre, como é Elvas, numa luz brilhante que possa servir de exemplo de qualidade de vida para o mundo.

A AAPI continuará a dar, com muito orgulho no apoio que desta forma presta ao mundo judaico, todo o suporte que, neste âmbito, Elvas ou outro qualquer Município nos solicitar ou continuar a requerer.

Lisboa, 16 de Janeiro de 2017

O PresidenteAntónio José Aguiló y Fuster Caria Mendes