Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro)

Por
In: http://estudosjudaicos.blogspot.pt/

Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é celebrado oficialmente em 27 de Janeiro.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945.

O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

A resolução pede também ao Secretário-Geral que crie um programa de comunicação sobre o tema “O Holocausto e as Nações Unidas” e que incentive a sociedade civil a promover a memória do Holocausto e iniciativas educativas. A iniciativa da ONU tem importância no sentido histórico e igualmente pedagógico. Veja o link elaborado pela ONU, clique aqui.

Veja mais:

2016: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro)

2015: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro)

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro)

Dia da Memória: ”Em Auschwitz, eles nos disseram: vocês vão durar três meses”

Primo Levi e a carta inédita: o holocausto explicado a uma menina

O contágio do mal. Artigo de Primo Levi

Murmelstein e Lanzmann, memórias do Holocausto