Da Terra do Leite e do Mel à Nação da Inovação – Newsletter da Embaixada de Israel em Portugal – Nº 381 – 20 de Janeiro de 2017

20 anos de Horizonte 2020

Assinalam-se agora 20 anos do Horizonte 2020, o maior programa mundial de investigação e inovação para a cooperação científica com a União Europeia. Israel é, desde o início do programa, um Estado par­ceiro, o que mostra claramente o país como “Startup Nation”. O montante já investido por Israel no programa ascende aos 1.375 biliões de euros e o retorno para as entidades israel­itas cifra-se nos 1.7 biliões de euros, uma taxa de sucesso de 21%. Só em 2016, 398 empresas e investigadores israelitas receberam apoios do Horizonte 2020.


Elli Q o robô que faz companhia à sua avó

 

Elli•Q, da startup Intuition Robotics, é um companheiro robótico numa missão para alivar a solidão e isolamento social para os idosos que vivem sozinhos. A missão do robô é ser um “companheiro de envelhecimento activo”, mantendo os adultos mais velhos envolvidos, ajudando-os a ligar e conectar-se às tecnologias actuais, incluindo chats de vídeo, jogos online, redes sociais e outras maneiras de permanecer em contacto. Saiba aqui como funciona o Elli Q…


(foto: Erez Ben-Yosef and CTV Project)

À procura das Minas de Salomão

 

 

Graças à ciência, investigadores da Univer­sidade de Tel Aviv acreditam ter encontrado as Minas do Rei Salomão, situadas no sul de Israel. As técnicas de datação indicam que a estrutura, que incluiu um complexo cercado bem definido, estábulos e campos de fundição de cobre previamente descobertos, tem cerca de 3.000 anos de idade, situando-a na época do reinado do Rei Salomão. Saiba mais…


Tel Aviv: a startup city na Nação Startup

 

Se Israel é a Nação Startup, Tel Aviv é a sua essência. Tel Aviv desperta a criatividade em todos. Veja como estes empresários estão a fazer de tudo desde carros inteligentes a aplicações que ligam os voluntários aos seus próximos projectos. Conheça o cenário startup em Israel e veja por si mesmo porque é que Israel ganhou a alcunha de “Startup Nation”. Clique aqui para ver o vídeo…