Da Terra do Leite e do Mel à Nação da Inovação – Newsletter da Embaixada de Israel em Portugal – Nº 395 – 28 de Abril de 2017

Yom Hazikaron

No próximo dia 1 de Maio (4 de Iyar no calendário hebraico) assinala-se em Israel e nas Comunidades Judaicas de todo o mundo o Dia em Memória pelos Soldados Caídos por Israel e pelas Vítimas dos Actos de Terrorismo. Yom Hazikaron começa com o lembrar de momentos histórios e pessoais e termina com a celebração do Dia da Independência.


Visita a Belmonte

O Conselheiro Raslan Abu Rukun visitou Bel­monte, uma vila orgulhosa na sua herança judaica, onde teve encontros com os repre­sentantes da Comunidade Judaica local que o guiaram pela Sinagoga e Museu Judaico. Re­uniu ainda com o Presidente da Câmara Mu­nicipal, António Dias da Rocha (na foto) onde debateram as possibilidades de cooperação, especialmente no que diz respeito à preservação e divulgação do legado judaico de Belmonte. O Conselheiro teve ainda oportuni­dade de visitar o Parkurbis e de dar uma aula aberta sobre Israel e o Médio Oriente na Uni­versidade da Beira Interior, onde foi recebido pelo seu Reitor e Vice-Reitor.


69 razões porque adoramos Israel

Para celebrar o 69.º aniversário de Israel foram reunidas 69 fotografias  para partilhar consigo 69 razões para conhecer melhor o nosso país. Não há melhor desculpa para celebrar o Israel que amamos do que no Dia da Independência. Reunimos uma deslumbrante apresentação de slides para mostrar exactamente o que queremos dizer. Porque nós amamos Israel? Clique no slideshow para descobrir.


  Maracujá para rejuvenescer o cérebro

Investigadores israelitas desenvolveram uma nova estirpe de maracujá que protege significativamente as células cerebrais dos danos relacionados com o envelhecimento. Os professores Oren Tirosh e Alon Samach estão a desenvolver alimentos capazes de proteger o cérebro e o sistema nervoso central. A equipa descobriu que os extratos de “Dena”, uma variedade de maracujá, protegem os neurónios da degeneração da doença de Parkinson. Saiba mais…