Jantar da AAPI no Hotel Altis em Lisboa

Embaixadora-Rabino

Clique na imagem para ler o discurso

O jantar que marcou o reinício da actividade da AAPI decorreu no Hotel Altis, em Lisboa e, atendendo ao facto de a Associação se encontrar numa fase de relançamento, foi muito concorrida, tendo estado presentes não só a Senhora Embaixadora do Estado de Israel e a Senhora Directora do Departamento dos Assuntos da Europa-Sul do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, mas, também a quase totalidade dos corpos directivos da Comunidade Israelita de Lisboa, os Rabinos Eliezer Shai Di Martino, Eliahu Rosenfeld e Max Yochanan Godet, Deputados e ex-Governantes e cerca de 50 convivas mais.

O jantar decorreu num ambiente de grande fraternidade e alegria. O Presidente da AAPI proferiu o discurso inserto neste artigo e ambas as representantes do Estado de Israel defenderam a importância do ensino dos conceitos de liberdade, ética, justiça e paz à Juventude.

Na sequência foram relembrados os três jovens Gilad Shaar, Naftali Frenkel e Eyal Yifrach sequestrados pelo Hamas num dos mais hediondos crimes cometidos contra a humanidade.

Por fim a Associação de Amizade Portugal-Israel saudou o Estado de Israel na pessoa da Senhora Embaixadora, Doutora Tzipora Rimon entregando-lhe uma salva de prata, assim como o Rabino Eliezer Shai Di Martino, agora que vai deixar Lisboa para assumir funções em Itália, pelo seu trabalho, muitas vezes penoso, junto da Comunidade Israelita de Lisboa e de todos quantos o procuraram ainda que de fora da Comunidade. Ao Rabino Shai Di Martino A AAPI deseja-lhe as maiores felicidades e terá sempre as suas portas abertas para o que de nós precisar.

No final, ficou em todos o desejo de repetir o jantar, porém, da próxima vez com um número maior de participantes, sinal de que a AAPI tinha crescido.