Isaac Henrique de Sequeira Samuda (1681-1729)

Vai ser lançada, no dia 9 de Julho, pelas 17,30 horas, no Salão Nobre da Cãmara Municipal de Lisboa, um livro com a obra poética de Isaac Samuda designada por: “Viríadas”

isaac_henrique_sequeira

Clique para ler

 

Isaac Samuda, nasceu em Lisboa, em 1681, formou-se pela Universidade de Coimbra (1720).

Foi admitido no Royal College of Physicians of London em 1721. Foi o primeiro judeu a ser admitido como “Fellow” na Royal Society of London (24 de Outubro de 1724). Faceceu em 1729 (?).

Viríadas

Do Dr.

Isaac de Sequeira Samuda

Médico Lusitano, Sócio da Real

Sociedade de Londres.

Obra Póstuma

Digesta, corririga e conclusa pelo

Doutor

Jacob de Castro Sarmento

Médico Lusitano do Real Colégio dos

Médicos de >Londres, Sócio da

Real Sociedade,

Que a oferece

AO Maior Protector das Letras,

O Muito Alto, e Poderoso Senhor

D. João O Quinto

Rei de Portugal.

“É um poema com treze cantos, escripto em oitava rima, e contendo ap. todo 1465 oitavas, ou estancias. Possue um apographo desta obra o exmo. Duque de  Palmella, no qual depois da estancia 58ª do canto 13º se acha a seguinte cota, escripta em letras de tinta encarnada: Até aqui o Auctor. Della se conclue, que as estancias seguintes até à 108 com que termina o poema foram feitas e acrescentadas pelo Jacob de Castro. É composto segundo o gosto da eschola hespanhola, que o auctor seguia , e na opinião dos que o tem examinado, denuncia ingenho e estro poetico em quem o produziu. Além d’esta e de outra cópia, que possue o sr. F, de P. Ferreira da Costa, na sua collecção já por vezes citada, não sei que mais alguma exista em Lisboa, nem mesmo em outra parte”

In: D’ESAGUY, Dr. Augusto. Breve notícia sobre o médico portuguêes Isaac de Sequeira Samuda. Imprensa da Universidade, Coimbra, 1934.