Belmonte – Portugal dá as Boas-Vindas à Nova Professora de Hebraico

Belmonte

A “morah” Penina Amid

Brian Blum 26/03/2015

A comunidade de Bnei Anussim em Belmonte, Portugal, estão com uma nova professora de hebraico. Penina Amid, que passou a maioria de sua carreira ensinando hebraico no sistema escolar israelense, e agora está aposentada, está viajando voluntarimente para Belmonte, durante o mês de Março, como parte de um projeto anual chamado “Mês do Hebraico”. O programa, que é patrocinado pela o município de Belmonte, destina-se principalmente para os não-judeus que desejam se conectar com o passado judaico de Belmonte – a cidade teve uma próspera comunidade judaica antes da Inquisição. Amid está dando uma aula semanal para os residentes locais.

Além disso, Amid está ensinando hebraico para os cerca de 100 membros da comunidade de Bnei Anussim em Belmonte. Estas aulas estão sendo realizadas diariamente e incluem ambos os grupos e sessões individuais “one-on-one”.

Belmonte é a base do emissário da Shavei Israel para Portugal, o Rabino Elisha Salas, que ensina os diferentes tópicos da vida judaica, em Português. Os Bnei Anussim de Belmonte nunca tiveram um professor hebraico dedicado… nunaca tiveram, até agora. Sua estadia na cidade não será longa, mas, com certeza, muito apreciada.

Amid está hospedada no centro Shavei Israel’s Beit HaAnusim, na cidade. Antes de sua visita a Portugal, ela também se ofereceu para ensinar hebraico aos judeus etíopes que haviam recem chegado a Israel.

Mais informações sobre Belmonte aqui neste artigo, de Leah Jaya Bisquert Bertomeu, que passou o Pessach com a comunidade dos Bnei Anussim, em 2013. O Rabino Shlomo Riskin também visitou Belmonte e escreveu sobre sua viagem em 2011.

(In: http://www.shavei.org/category/other_languages/portugues/artigos-diversos/?lang=es)