CONFERÊNCIA E APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA AUTORIA DE MIRIAM ASSOR

In: http://www.cm-cascais.pt/evento/conferencia-e-apresentacao-do-livro-da-autoria-de-miriam-assor

espaco_memoria_do_exilios

Jan 27 Qua – 19h00 – Gratuito
Espaço Memória dos ExíliosAv. Marginal, 7152-A
Estoril

Para assinalar o dia 27 de janeiro – Dia da Memória das Vítimas do Holocausto  – irá realizar-se uma conferência com a jornalista Miriam Assor sobre duas figuras biografadas no seu livro “Judeus Ilustres de Portugal”: Samuel Sequerra e Joel Sequerra. Estes irmãos, gémeos, nascidos em Faro, em 1919, durante a Segunda Guerra Mundial sediaram-se em Barcelona e tiveram um papel relevante e crucial no salvamento de pessoas que fugiam do terror nazi.

Foram voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa e funcionários da American Jewish Joint Distribution Committee (Organização judaica de ajuda mundial, sediada em Nova Iorque.

Chegaram a Barcelona vindos de Lisboa, em 1942, com missões definidas. Ao Samuel, o delegado da American Jewish Joint cabia a missão de contactar e incrementar laços de amizade com embaixadores, ministros, chefes da polícia, diretores de hospitais e de prisões. Joel, um assistente social  executava o trabalho de terreno: ia aos postos de fronteira, prisões, esquadras e aos campos de prisioneiros para libertar e socorrer os fugitivos da barbárie nacional-socialista. A intensa atividade dos gémeos não passou despercebida à Gestapo que, aproveitando-se da sua cumplicidade com Franco, operava em Espanha com perfeita liberdade, chegando a raptar para a Alemanha ou a assassinar opositores do nazismo. 

A editora estará presente para a venda do livro, complementando assim a palestra.  Em simultâneo apresenta-se  também ao público a  exposição da autoria do pintor José Bravo “Desenhos e Grafites sobre o Holocausto” que ficará patente ao publico até ao dia 13 de março de 2016.

Gratuito
Informações: 214 815 930 | 214 815 658 | eme@cm-cascais.pt
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I