Carta enviada pela AAPI pelo falecimento de Shimon Peres

Car@s Sóci@s e Amig@s

Israel e o mundo estão mais pobres. Faleceu, no hospital em Tel Aviv, aos 93 anos, na sequência de um AVC, o Prémio Nobel da Paz Shimon Peres Z”L.

simonperes

Simon Peres foi um lutador incansável pelo Estado de Israel e pelo seu povo. Tal como afirma o Presidente Obama na sua mensagem de condolências, “Shimon Peres foi a essência de Israel – a coragem de Israel na sua luta pela Independência, o optimismo que partilhava com a sua mulher Sónia por fazer o deserto florescer, e a preserverança que o levaram a servir a sua Nação em todos os cargos governativos que ocupou desde o nascimento de Israel”.

Shimon Peres foi o último dos fundadores de Israel vivo, tendo começado a lutar incansavelmente pela criação do Estado, muito antes da sua fundação em 1948. Aos 24 anos, Ben Gurion nomeou-o Chefe da Marinha Israelita. Com 29 anos foi nomeado Director-Geral do Ministério da Defesa Israelita.

Shimon Peres foi o mentor dos acordos de Paz de Israel com o Egipto e a Jordânia que se mantêm vigentes. Foi Primeiro Ministro de Israel entre 1984/86 e 1995/1996, e Presidente do Estado de Israel entre 2007 e 2014. Foi Prémio Nobel da Paz em 1994.

Foi agraciado com: “Honorary Knights Commander of the Order of the British Empire”, “Honorary Knights Grand Cross of the Order of St Michael and St George”, “Légion d’Honneur”, “Presidential Medal of Freedom” e a “Congressional Gold Medal”, entre outras distrinções.

Em 2015, numa entrevista realizada por uma televisão em Tel Aviv, Shimon Peres afirmou que: “Apenas se arrependia de uma coisa, ter pensado sempre pequeno…”.

A todo o povo judeu, a todo Israel, ao Governo de Israel, ao Knesset, às Forças Armadas de Israel e, finalmente à família enlutada por tão grande perda, a AAPI – Associação de Amizade Portugal-Israel apresenta as suas maís sinceras condolências, segura de que Shimon Peres será sempre um exemplo de verticalidade e símbolo do Estado de Israel.

Com os nosso mais profundo pesar

O Presidente

António José Aguiló y Fuster Caria Mendes
(יהונתן בן אברהם – Yonatan ben Avraham)

20151005-AAPI-Timbre